Neville Brody

September, 2024

Insight

The Graphic Language of Neville Brody


Exposto numa das prateleiras da Biblioteca da Duplo, encontramos o livro “The Graphic Language of Neville Brody”, escrito por Jon Wozencroft e publicado em 1997 pela Thames & Hudson, que explora a carreira e o trabalho notório do designer gráfico Neville Brody.

Neville Brody, nasceu em 1957, em Southgate, um subúrbio a norte de Londres, e desde muito cedo soube que queria exercer no campo da arte e pintura. Em 1976, este viu-se entre dois caminhos, das belas-artes e o do design gráfico, tendo este eventualmente optado por ingressar no design gráfico.

O livro oferece-nos uma visão abrangente sobre o trabalho de Brody, desde os seus primeiros projetos na revista Arena, até à sua ascensão com um líder do movimento pós-moderno no design gráfico. Através deste é também possível perceber e contextualizar a trajetória do designer, permitindo-nos entender a forma como o seu trabalho se tornou uma referência no mundo do design gráfico.

O autor, Jon Wozencroft, oferece-nos uma análise detalhada do trabalho de Brody, destacando as técnicas utilizadas por este, descrevendo o seu estilo inovador e experimental que desafiou as convenções tradicionais do design. O livro apresenta uma análise mais detalhado nos seguintes conceitos e áreas:

  • Na área da tipografia podemos observar como os seus trabalhos tipográficos em diferentes projetos, contribuíram para a redefinição do papel da tipografia no design gráfico.
  • No design ligado à música, é descrita a relação de Brody com a indústria da música, analisando alguns dos seus inúmeros trabalhos de criação de capas de discos para bandas renomadas. Sendo exposto o impacto de Brody na construção da identidade visual de bandas e artistas, principalmente na estética da música alternativa e pós-punk dos anos 80.
  • Na área dos livros e revistas podemos encontrar uma análise em detalhe do trabalho de Brody como diretor de arte em revistas como Arena, The Face e City Limits. Percebendo a forma como este utilizou a revista como plataforma para experimentar novas ideias e desafiar as normas do design gráfico tradicional.
  • Na área da criação de cartazes e posters, destacando o seu uso inovador da tipografia, imagens, layouts e elementos gráficos para transmitir ideias e mensagens de forma eficaz.

O “The Graphic Language of Neville Brody” é uma obra rica em imagens de alta qualidade que ilustram os trabalhos de Brody em cada área, acompanhadas por texto informativo e acessível a todos que se interessam por design gráfico, tipografia e história do design, mesmo aqueles que não possuem conhecimento prévio de design gráfico.


Other insights

Subscribe to Our Newsletter

Subscribe to our newsletter and stay updated.