Design Editorial

May, 2024

Insight

Design Editorial: Estudo de Caso


O design editorial é a arte que combina elementos visuais e textuais para criar uma experiência envolvente e informativa para o leitor. A forma como absorvemos e interagimos com os conteúdos impressos, desde jornais, revistas, ou até livros, é diretamente influenciada pela forma como estes são visualmente apresentados.

O design editorial desempenha, por isso, um papel fundamental na criação de harmonia entre os textos e as imagens, contribuindo para a criação de uma narrativa visual atraente e uma experiência de leitura satisfatória.

Tradicionalmente, quando falamos de um design editorial, falamos de design para formatos impressos, no entanto com o aumento da adoção das plataformas digitais, este foi obrigado a estender a sua atividade para os formatos online. Os e-books e revistas online são exemplos de formatos online, que podem ser lidos através de computadores, telemóveis ou e-readers.

O livro “1972 – 2022” lançado a propósito de 50 anos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é um excelente exemplo do trabalho que a Duplo já desenvolveu na área do design editorial. Este livro pretende retratar a diversidade e complexidade da áreas de saber da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, fazendo justiça aos valores, identidade e legado histórico desta instituição.

No início desta colaboração da Duplo com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ficou definido que que cabia à nossa equipa encontrar os fundamentos para as opções técnicas, funcionais e estruturantes da obra, assim como os critérios estéticos desta. A nível de elaboração de elementos estéticos, podemos dividir o processo pelas seguintes fases:

  • Definição da capa do livro – O design da capa do livro foi realizado para que fizesses referência às linhas das cofragens de betão marcadas nas paredes do edifício de arquitetura brutalista do bloco de ensino da faculdade.
  • Definição do layout – O layout foi desenvolvido para ir de encontro a uma abordagem gráfica limpa, sem excessos, para que incluísse os textos, imagens, tabelas e gráficos de forma lógica e acessível à leitura.
  • Tipografia – Foram definidas as fontes a utilizar e o seu tamanho, que melhor realçam o conteúdo a ser comunicado.
  • Desenvolvimento de gráficos – A equipa desenvolveu também uma série de gráficos, diagramas e infografias para o livro dentro do mesmo registo, utilizando o mínimo de cores possíveis e uma só espessura de linha, para estes fossem de encontro a todo o visual desenvolvido.

Após a conclusão das fases acima descritas, a estrutura do livro ficou definida, passando este para fase de correções finais e produção. Desta forma, o desafio inicial proposto à Duplo foi cumprido, sendo que o livro representa um marco histórico para FEUC, reunindo os valores coletivos da instituição e a sua essência.


Other insights

Subscribe to Our Newsletter

Subscribe to our newsletter and stay updated.