Case Study: GELIMO

March, 2024

Insight

Desafios da elaboração de projetos intercontinentais


Nos projetos de design desenvolvidos com um propósito intercontinental é essencial dar valor às particularidades e diferenças do contexto do país para o qual o projeto está a ser desenvolvido.

Do desenvolvimento destes projetos advém desafios significantes, que resultam em dificuldades a nível:

  • Legislativo – Nos projetos intercontinentais, as questões legislativas podem tornar-se desafiantes devido às variações nas leis e regulamentos entre os países. Isto abrange uma variedade de áreas, desde as regulamentações de segurança do produto até às leis de proteção ao consumidor.
  • Económico – As disparidades muitas vezes sentidas pelos diferentes estados económicos observados entre o país prestador do serviço e o país que consume o serviço são relevantes. Projetos transcontinentais podem enfrentar dificuldades devido a custos de transporte, tarifas comerciais e impostos sobre importação/exportação.
  • Cultural – Cada país possui sua própria cultura, valores, tradições e hábitos de consumo únicos. Isto influência significativamente as preferências estéticas, as necessidades dos consumidores e até mesmo as práticas de negócios. O sucesso de um projeto desta natureza depende da capacidade de compreender e respeitar essas diferenças culturais. Como tal é preciso considerar a adaptação do design e a comunicação eficaz com os clientes e parceiros locais.

Num projeto intercontinental o processo de criação torna-se um pouco mais complexo. Ou seja, amplia os princípios fundamentais do brainstorming, alterando, muitas vezes, a estrutura considerada óbvia do projeto, para que este se adapte à sociedade em que vai ser inserido.

A Gelimo é um excelente exemplo de um projeto, intercontinental, realizado inteiramente pela Duplo. Este começou com a criação de uma identidade visual e apresentação da proposta. Após nos ter sido dada a aprovação do projeto, iniciámos colaborações para concretizar o conceito inicialmente criado, sendo elas com:

  • Arquitetos, colaborando para o desenvolvimento de todo o interior e exterior da loja;
  • Fornecedores, o contacto com estes foi realizado maioritariamente pela nossa equipa, ficando encarregues de garantir todos materiais necessários para a execução do projeto;
  • Transportadoras, que foram essenciais para garantirmos que o transporte de Portugal para Angola era feito de forma segura e que não danificasse os materiais.

A experiência da Duplo nesta área, especialmente com a Gelimo, ensinou-nos a importância de compreender a realidade de produção e comercialização, que envolve entender as nuances culturais, económicas e políticas que afetam o processo de produção e conhecer as práticas industriais e comerciais. Releva também a necessidade e saber como planear diferentes abordagens de pensamento e questionar o Status Quo.

O nosso envolvimento em projetos desta natureza dá-nos a oportunidade de expandir os nossos conhecimentos, conduzindo a um alargamento na perspetiva da equipa, pois fortalece a capacidade coletiva de enfrentar problemas complexos e desenvolver soluções criativas, e na capacidade de produzir designs criativos.


Other insights

Subscribe to Our Newsletter

Subscribe to our newsletter and stay updated.