Teletrabalho durante o processo de brainstorming

March, 2024

Newsletter


Share



Vantagens e Desvantagens


O brainstorming é essencial tanto para as organizações, como para os indivíduos, por ser uma prática que estimula o pensamento de um grupo de pessoas, com o intuito de resolver projetos de forma rápida e eficaz.
A utilização deste processo é indispensável para qualquer empresa que procure colmatar problemas, através de soluções inovadoras, especialmente na componente criativa e estratégica.
Dave Wendland, especialista em relações estratégicas, escreveu um artigo, “Is brainstorming better done electronically or in-person?”, onde aborda um estudo realizado sobre as vantagens na execução de sessões de brainstorming remotamente.
Este despertou o tema que com base na nossa experiência enquanto equipa iremos falar.

Comecemos por perceber alguns dos prós de realizar processos de brainstorming remotamente:

  • Melhor gestão da interação: Uma interação mais controlada, focada e eficaz, com menos hierarquização e mais conforto e confiança por parte dos participantes.
  • Facilitação da participação e flexibilidade: Maior afluência de participantes e flexibilidade em termos de horário, possibilitando menos espaço para divergências de pensamento.
  • Promoção da tomada de decisões: Menos crítica imediata e mais capacidade de decisão, permitindo um ambiente mais propício para o desenvolvimento e a implementação de ideias.

Acreditamos que apesar dos prós que apresentamos, existem barreiras físicas que ainda precisam de ser superadas para que as discussões e os seus resultados sejam mais eficazes, podendo, então, considerar os seguintes contras:

  • Desafios de conexão e interação: Demora nas conexões e afastamento pessoal, falta de interação real e feedback imediato entre a equipa, e quebras das comunicações devido a falhas digitais.
  • Dificuldades na colaboração: Quebra de partilha de ideias, tornando a discussão mais complicada, falta de utilização de um espaço comum para anotações/esboços.
  • Barreiras comportamentais e motivacionais: Timidez e falta de interesse pelas reuniões.

Terminada a análise dos prós e contras apontados pelos membros da equipa podemos perceber que a maioria reconhece que estes processos podem e devem ser desenvolvidos remotamente em eventualidades particulares tais como a distância, a saúde, a falta de espaço físico na empresa e até a preferência do funcionário em funcionar num regime híbrido.


Other insights

Subscribe to Our Newsletter

Subscribe to our newsletter and stay updated.